terça-feira, 8 de outubro de 2019

Maria Emilia Borges Teixeira


Voltando no tempo

Queria voltar a ser criança...
Para brincar de esconde-esconde, e fugir do bicho papão da incerteza de muitas coisas da vida.
Queria voltar a ser criança...
Para trazer sempre um sorriso no rosto, e demonstrar aos que me amam a certeza de que sou feliz.
Queria voltar a ser criança...
Para ter sempre a certeza da resposta, nos pedidos que faço ao papai do céu.
Queria voltar a ser criança...
Para fazer carimbo das mãos com tinta, e deixar minha marca no coração de quem eu amo.
Queria voltar a ser criança...
Para poder usar sempre o lápis de cor para pintar todos os meus dias cinza e tristes com as cores do arco-íris, a cor da ESPERANÇA.
Queria voltar a ser criança...
Ter o direito espontâneo de fazer careta para meus erros e também para algumas pessoas do meu cotidiano.
Queria voltar a ser criança...
Brincar de bailarina e saber dançar com a vida quando ela me tirar para dançar.
Hoje sou gente grande.
Por que um dia a gente cresce... Entre aspas...
A gente pensa que cresce... A criança que fui ainda está aqui em construção constante.
Chorona que reclama e bate o pé com muita personalidade.
O segredo é não parar de crescer, porque é para frente que se anda, pulando e soltando os obstáculos da vida.
Hoje sou gente grande e não uso mochila, pois ela foi trocada por  uma bolsa cheia de responsabilidade.
Queria voltar a ser criança...
Brincar com massa de modelar e moldar algumas pessoas...
Mas descobri que isso é difícil e que tenho que amá-las do jeito que elas são, e que eu também preciso ser modelada na minha imperfeição.
Brinco de boneca, carrinho, canto, danço, jogo bola e conto histórias... Deus me deu o privilégio de interagir com anjos crianças no meu trabalho como professora de educação infantil, onde me realizo e aprendo que ser criança é nunca se esquecer de ser feliz.
Feliz dia das Crianças!

Maria Emilia Borges Teixeira

maemili@msn.com maemiliteixeira@gmail.com
https://www.facebook.com/MariaEmiliaBTeixeira/
https://maemilia-maemili.blogspot.com/?m=0

10 comentários:

  1. Que assim seja, minha querida Maria Emília!
    Que todas essas tuas palavras façam sentido, não só nas crianças de idade, mas, também nas crianças existentes em todos nós, que nunca devam ficar "represadas".
    A foto que ilustra a postagem é perfeita (Qual de nós, que estudamos em Escolas Públicas nas décadas de: 70/80/90, que nunca tirou uma foto dessas?).
    Aliás, saudade das Escolas Públicas de ensino qualificado. Hoje sucatearam até o "Instituto de Educação/RJ", que formou tantas "normalistas".
    Um beijo para ti!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dava uma ansiedade para tirar essas fotos, tem algumas coisas do passado que eram bacanas.
      Bem lembrado a qualidade do ensino público. Boa noite.Bjs.

      Excluir
    2. Maria Emília,
      Para ser sincero, me sinto um intruso dos tempos atuais... (Acho que somos do mesmo período de nascimento), eu gostava mais dos anos 80 até os 90, não sei você? Mas, os anos seguem e aqui estamos.
      Fernando Pessoa tenta dizer que o passado não importa, mas, se contradiz propositalmente, ao afirmar sem que exista felicidade no atual que se apresenta: "...há um virar de página e a história continua..."

      "O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto!"

      Beijos!!!

      Excluir
    3. Bom dia Douglas Melo.
      Eu me sinto intrusa desse tempo porque às vezes o mundo de fora não combina com o meu mundo aqui dentro, mas acredito que por conta dos desvalores atual.
      Eu sou de 1964, com certeza a história continua com o mesmo texto e possíveis surpresas no caminho, mas precisa caminhar sem medo, às vezes bate o desânimo porque sempre queremos ser feliz, creio que o segredo e seguir em frente sem se preocupar com a paisagem, pois ela muda o tempo todo.
      Bom dia. Bjs.

      Excluir
  2. Agora, você está ou é bem mais risonha, mas os tempos eram outros, também.
    A foto, me parece, k foi feita na classe, na escola, portanto, postura -rs.

    Todos gostaríamos de voltar a ser criança e ter a inocência e a pureza, k antes tivemos, mas isso é irreversível, mas sonhar não custa, acrescentarei eu.

    Adorei seu texto e sua foto do Layout de seu blog.

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre faço self sorrindo e sem óculos, mas nem sempre estou feliz... E principalmente hoje que perdi meu pai.
      Realmente essa foto foi feita na escola primária.
      Me deixou um pouco feliz gostando do texto, essa self do layout foi feita em fevereiro desse ano quando fui em Teresópolis, adoro lugares assim com bastante verde.
      Boa noite. Bjs.

      Excluir
  3. Maria Emília,
    Cada perda tem sua hora de amenizar, mas, nunca de se esquecer. Todos temos um prazo aqui no Mundo temporal... Partir nunca depende da vontade da gente.
    Eu sinto muito por tua perda.
    Fica bem minha amiga!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Douglas Melo.
      Agora é hora de ficar quietinha. Filme passando na cabeça e fichas caindo, enfim... É a única coisa certa nessa vida, a finitude.Bjs.

      Excluir
  4. Maria Emília,
    Não sei...
    Voltar a ser criança não
    nos garante que tudo ia ser melhor,
    pior ou igual.
    O mundo mudou
    muito...
    E o povo prefere dizer que
    foram as crianças que mudaram.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criança ainda é inocente, isso é muito bonito.
      Quem educa deve ser exemplo, pois é trabalho de Hércules ensinar.Bjs.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário.