sábado, 26 de dezembro de 2020

Maria Emilia Borges Teixeira

 


Eu te recebo ano de dois mil e vinte um sem criar expectativas com material inexistente, pois você está trazendo em sua bagagem pendências a serem resolvidas do ano anterior causando muita desconfiança para nós pobres mortais. Espero que você tenha bem no fundo da sua mala uma vacina para os males e as desigualdades sociais desse mundo que Deus fez e os donos do poder bagunçaram tudo por ganância.

Esse ano que ficou pandemico e que esta terminando, o 2020 já deu o seu recado de como as coisas serão daqui para frente, mudou alguma ordem, não é pessimismo, é a realidade que a maturidade das emoções se relacionam na observação do mundo com à Covid, onde cada um teve a sua percepção e não cabe aqui correções ou julgamentos se esta certo ou errado com relação às suas experiências vividas nesse quadro com pinceladas em preto e branco, com ausência de todas as cores alegres, e que apesar de todas as perdas, no fundo do coração vermelho tem um pontinho verde, que ela, a ESPERANÇA insiste em sinalizar um tipo de luz para seguir em frente e virar a folha do calendário... HORA QUE A ESPERANÇA SE VESTE DE SONHO PARA LUTAR! 

Cada um sentiu o ano de dois mil e vinte dentro do seu ego, do seu status, dentro do seu barco ou no próprio braço, nadando nesse mar de incertezas e injustiças, foram sensações e sentimentos individuais e cada um tentou se manter saudável emocionalmente diante do caos da pandemia da Covid 19, para tentar sobreviver dentro da anormalidade imposta e ainda sem controle, nos convida a fazer REFLEXÕES sobre os vários temas que conversaram entre si dentro de cada um de nós diante de incertezas e isolamento social. Então:

Ter noção da própria finitude, que somos semente.

Saber que existem momentos ou espaços de tempo que é somente entre você e Deus.

É um erro em julgar as emoções e atitudes de seus pares, sem conhecer os motivos. 

Autenticidade, sem máscaras interna, ser de verdade.

Perceber que a natureza é aliada da sua saúde. Leia embaixo da sombra de uma árvore e faça viagens. 

Ter controle emocional diante de quem perde o controle. A paz é uma roupa que se veste para acender a luz no campo das idéias. 

Saber o que quer quando mantém o diálogo interior, para manter a autoestima e o auto-respeito, evitando assim negociar sua subjetividade. 

Diante dos contratempos sem controle, ter fé e sabedoria para esperar o tempo da calmaria retornar.

A vida é prova, luta e uma lição.

Sobre o aprendizado dos reveses que nos acontece, é preciso ter bagagem leve para viver o único tempo presente em uma nova fase da vida.

Não existe zona de conforto, pois o mundo gira e retira algumas certezas dos lugares.

Ter empatia, oferecer escuta e gentileza para quem precisa, é saber amar.

O amor não é uma decisão, ele é o encontro. 

Não insista, não permita que sua alma se faça pequena para caber em um lugar ou em um coração. 

Integridade, elegância, simplicidade, sinceridade, gentileza e delicadeza, são algumas sementes... Ofereça sempre o seu melhor.

É dessa forma que nasce o que você SIGNIFICA. 

Você não precisa provar seu valor para ninguém, vê quem sente, vê quem quer.

O que deveria mover o mundo além do egoísmo, intolerância e do cifrão... Deveria ser a gratidão, o amor, a solidariedade, a empatia, a diplomacia e assim, teríamos a união dos povos, a verdadeira religião na prática. 

Mesmo diante das incertezas de 2021 é importante te receber com uma bonita oração.

Nos faça feliz, seu Ano Novo! 

Esse é um pedido coletivo vindo da batida de cada coração vermelho que tem ainda um pontinho verde, que ela, a ESPERANÇA insiste em viver em cada amanhecer! Seja bem vindo 2021!

Maria Emilia B. Teixeira

maemili@msn.com maemiliteixeira@gmail.com
https://www.facebook.com/MariaEmiliaBTeixeira/
https://maemilia-maemili.blogspot.com/?m=0

8 comentários:

  1. Querida Maria,
    Um texto primoroso!
    Ter fé ajuda a confortar os dias difíceis sem nos deixar abater. Esperamos sempre coisas boas, pois, somos positivos, mesmo que ainda estejamos passando por uns dias bem difíceis, não é mesmo?
    Nada neste “Vinte Vinte” foi simples, tudo aliás, ainda está sendo bem grave, estamos retesados em dias escuros e sem sorrisos, sem as bocas que se apresentam... Que desejam BOM DIA! (bocas hoje, ficam escondidas atrás das máscaras). Vaidades foram vencidas pelo vírus, dias tristes e solitários surgiram, uma vontade de fazer tudo e não poder fazer nada tomou conta de todos. Dormirmos livres e acordamos em quarentena. O Mundo se privou até de seus sonhos, neste “Vinte Vírus”.
    Hoje desejamos vacinas e muitos se esquecem do respeito ao próximo que trará a cura, pois, muitos idiotas ainda aglomeram nas ruas, sem responsabilidade e sem máscaras.
    Queremos um Mundo saudável, sem tormentos e medos, mas, como tornar tudo outra vez em realidade, neste Mundo de “mentirinha” que estamos vivendo? Quando acordaremos deste pesadelo, meu Deus? Quando obtiver esta resposta, talvez eu lhe diga se 2021 será mesmo bem-vindo.
    Vi tantas coisas... Tantas notícias... Tantas perdas... Vejo que meus sonhos não passam disso... De esperanças em dias melhores, mas, este não é mais um sonho só meu e sim, é uma regra do inconsciente coletivo que clama por saúde. Assim, cada dia começa, desejando que não tivesse começado, pois, o vírus nunca vai embora. Queremos viver no Mundo dos sonhos, ou transformar o Mundo real num lugar que possamos viver e não sobreviver.
    Cuide-se bem, para que em 2021 possamos ter assuntos menos sofridos, longe do vírus e cada vez mais próximos dos nossos gentis corações.
    Beijos e bom final de semana (e de 2020)... Um ano que por mim, já vai tarde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Douglas,
      Você chamar meu texto de primoroso me incentiva a continuar escrever sem pensar em desistir da minha escrita. Obrigada.
      Realmente somos positivos apesar dos contratempos da vida. Sempre pensamos que algo de bom pode acontecer em meio às tempestades.
      Nosso cotidiano foi alterado por completo, uns mais e outros menos. Passamos esconder o sorriso que muitas vezes usamos para florir o nosso dia e das pessoas que se aproximam.
      É bem isso que escreveu: Dormimos livres e acordamos em quarentena.
      Embora também penso que continuamos a dormir e estamos dentro de um pesadelo ruim que parece não ter fim diante de tantas incertezas, 2021 nos preocupa, pois poderá infelizmente ser a continuação, a parte ll de um filme ruim.
      Oremos muito!
      Esse ano precisa ir embora imediatamente e ele insiste em causar mais estragos antes que se encerre por completo.
      Que através das nossas orações e do nosso pensamento do bem na madrugada do dia 31 de dezembro 2020 de muitos vírus... Inicie o ano 2021 com muita saúde, luz e esperança para conseguir transformar o pesadelo que estamos vivendo em uma nova página para continuarmos a escrever os nossos sonhos. Que Deus nos proteja e cure desse vírus do mal! Beijos!



      Excluir
  2. Sim, como diz o nosso amigo Douglas, um texto primoroso! Um texto sensível, com um temperinho triste, mas muito verdadeiro. Um ano inteirinho sofrido. Que se vá logo...
    Querida Emília, que nossos sonhos se realizem, e que todos sejam iguais, com a mesma força. Esse 2020 foi um ano que nos ensinou que os verdadeiros valores, os nossos sonhos são muito relativos. Meu único sonho será sempre um: SAÚDE PARA NÓS TODOS! O resto não importa muito, será consequência normal. Quero a simplicidade, o amor, a amizade nas famílias. Que o mundo tire uma lição desse trágico momento, e que não esqueça esse 2020 infeliz.
    Um beijo, amiga. Parabéns por um texto tão bonito, saiu do fundo do teu coração.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Taís,
      Obrigada porque gostou do meu texto, fico lisonjeada.
      A minha escrita sempre passa pelo coração e sendo dessa forma, não poderia deixar de ter esse viés de tristeza e de realidade ao momento pandêmico que todo mundo esta vivendo e sofrendo as consequências, porém cada um dentro das condições de suas bolhas, uns sentem mais e outros menos, que é o resultado da desigualdade social, mas isso é um problema crônico antigo e político.
      Esse 2020 foi um carrossel de emoções.
      Eu só peço para 2021 que Deus cuide dele e de seus filhos e dessa forma estaremos todos bem de acordo com seus desígnios e planos para a humanidade. Bjs.

      Excluir
  3. Olá, boa noite!

    Hoje venho desejar-lhe um Bom Ano de 2021!

    Saudações minhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vieira Calado.
      Desejo para você e sua familia, que a paz seja eterna nos corações e que a esperança do porvir se faça presente em todos os próximos 366 dias!

      Excluir
  4. Um texto muito interessante.
    Aproveito para lhe desejar um 2021 tão pacifico como um bebé, tão luminoso como o sorriso de uma criança. Que a saúde e a normalidade voltem à nossa vida, como a Primavera regressa após cada Inverno. Feliz 2021
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Elvira.
      A minha escrita é bastante densa e verdadeira como a realidade desse ano pandêmico com bagagem auspiciosa para 2021.
      Que a luz do amor e da paz brilhe na sua casa, e o Ano Novo traga muitos dias felizes e prósperos!Bjs.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário.